sábado, 8 de maio de 2010

Estratégias de Aprendizagem baseadas em blogues

Estudos apontam para a existência de cerca de 112 milhões de blogues no mundo e a blogosfera tende a duplicar a cada seis meses. Naturalmente, as escolas não ficam imunes a essa tendência. Sebastian Fiedler, um especialista de pedagogia dos media na Universidade de Augsburg, na Alemanha, escreve: "Essas ferramentas oferecem um kit de ferramentas novas e poderosas, para o suporte de aprendizagem individual e colaborativa que atende aos padrões contemporâneos de informação intensiva, de trabalho e aprendizagem fora de contextos educativos formais.

Na minha pesquisa sobre estratégias de aprendizagem baseadas em blogues, deparei com um artigo de Stephen Downes, intitulado Educational Blogging, para a revista EDUCAUSE Review, vol. 39, no. 5 (September/October 2004): 14–26,onde pode ler-se que através da utilização de weblogs para apoiar a aprendizagem, os estudantes adquirem um novo conjunto de habilidades e atitudes. “O objectivo da administração da escola com esta iniciativa de weblog foi oferecer aos alunos e professores uma ferramenta de apoio para promover a análise reflexiva e o surgimento de uma Comunidade de aprendizagem que ultrapassa os muros da escola”. Os cyberportfolios passaram a ser uma "extensão virtual da sala de aula."

Os blogues dão aos alunos, a oportunidade de comunicar entre eles e motiva-os a escrever mais. Pessoas de todo o mundo podem responder usando o link de comentários. Desta forma, existe um intercâmbio de ideias e de perspectivas com o resto do mundo e não apenas com as pessoas de uma dada escola.

Também George Siemens, um defensor dos blogues educativos, oferece uma lista de factores de motivação, em particular, a quebra de barreiras. O processo de leitura on-line, envolvendo uma Comunidade e reflectindo-o on-line é um processo de trazer vida à aprendizagem. "Mais e mais professores e escolas começam a experimentar esta tecnologia como uma forma de se comunicar com os estudantes e os pais”. Os blogues são usados para "arquivar e publicar trabalhos de estudantes, aprender com colaboradores distantes e “gerir” o conhecimento que os membros da Comunidade escolar criam.

Os instrutores podem vincular o blogue a itens de Internet que se relacionam com seu curso (como ensaios), organizar discussões na turma coloca os alunos em situação de igualdade. Eles descobrem, de uma forma não ameaçadora, as suas semelhanças e diferenças - O aluno que normalmente fala muito alto na sala de aula e o aluno que é muito tímido têm o mesmo espaço de escrita para expressar a sua opinião.

Referências:
George Siemens, "The Art of Blogging—Part 1," elearnspace, December 1, 2002, http://www.elearnspace.org/Articles/blogging_part_1.htm.
Magazine Educause - link
Stephen Downes - http://www.downes.ca/

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