sábado, 8 de maio de 2010

Alguns aspectos menos positivos

Algumas dificuldades poderão surgir na utilização de blogues na educação.

  • A sua utilização pressupõe que todos os alunos possam aceder à internet - a utilização de computadores nem sempre é possível durante as aulas e, por outro lado, pode haver alunos que não tenham acesso à internet fora da escola.
  • Apesar de ser muito fácil usar blogues, o professor terá de, em alguns casos, dedicar algum tempo à aprendizagem da forma como se utilizam.
  • A utilização de blogues de outros autores também coloca alguns problemas: possibilidade da informação disponibilizada não estar correcta, dificuldade em nos certificarmos da qualidade dessa informação, possibilidade de encontrarmos linguagem ou outros conteúdos menos apropriados para os alunos.
  • A criação de conteúdos por parte dos alunos e os seus comentários colocam outras dificuldades: necessidade de haver disponibilidade por parte do professor para os ler e comentar e para fazer o acompanhamento de todo o processo; alguma inibição por parte dos alunos em participarem. Por exemplo, alunos de iniciação de uma língua estrangeira poderão sentir-se inibidos por saberem que aquilo que escreverem estará disponível na internet. Neste caso, poderá ser útil que o professor leia e, se necessário, corrija os textos antes de serem publicados. No blogue "Let's blog" a professora - Teresa Almeida d'Eça - pediu aos alunos que lhe enviassem, por e-mail, os textos ou comentários que quisessem inserir no blogue. Outra dificuldade tem a ver com a possibilidade de os alunos usarem conteúdos que não sejam da sua autoria, sem identificarem a fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário